Alguns termos utilizados no mercado imobiliário americano:

O que é "Real Estate"?

Na tradução ao pé da letra significa “propriedade real”, um bem físico, tangível. É uma das perguntas frequentes nesse mercado.

“Real Estate é o setor dos produtos e empreendimentos imobiliários ou com base imobiliária.”

(definição no Núcleo de Real Estate da Escola Politécnica da USP)

Existem duas formas de ganhar dinheiro nesse mercado: com a venda ou com a renda:

Ou você ganha vendendo alguma coisa que você construiu ou comprou barato

ou você ganha com aluguéis, taxas, pedágios cobrados por quem usa o que você construiu (ou comprou pronto). 

“Real Estate” é, em inglês, o que chamamos em português de “bem imóvel”. 

A “agência imobiliária” é chamada de “real estate agency”, mas as pessoas acabam, por associação, chamando a imobiliária de “real estate”.

A pessoa que é chamada em português de “corretor de imóveis” é o “real estate agent”.

Portanto, real estate é uma nova expressão utilizada para denominar tudo o que se refere a bens imobiliários.

Afinal o que quer dizer "Realtor"?

Se você colocar no tradutor do Google, dificilmente terá uma resposta, mas nos EUA todos conhecem.

Realtor vem de Real Estate que significa “imobiliário”, ou seja, “Real Estate Market” é o mesmo que mercado imobiliário.

Como os americanos são experts em marketing, criaram uma marca para distinguir o corretor tradicional, chamado de broker, do corretor de imóveis e assim criaram a marca REALTOR, ou seja, o corretor DE IMÓVEIS e que tem como logomarca um “R” maiúsculo na cor dourada e fundo azul.

O que significa "Broker"?

Nos Estados Unidos, onde o conceito surgiu na década de 80, foi também denominado “agentes de vendas”.

O repertório de serviços oferecidos evoluiu para além da venda em nome da indústria propriamente dita, vendendo toda linha de produtos dos fabricantes que representa, acompanhando o giro e a demanda dos produtos nas lojas de varejo, realizando atividades de merchandising, pesquisa de mercado, responsabilidade financeira, armazenamento, CRM, cross docking, distribuição e pós-vendas.

O conhecimento adquirido do mercado e do “cliente do cliente” passou a determinar sua atuação e ser fundamental para o avanço das vendas no varejo e para o fortalecimento das marcas oferecidas. Abre-se então espaço para o Broker ter participação decisiva na indicação do mix adequado, do tamanho dos estoques, no estabelecimento de promoções e no gerenciamento por categoria de produtos, ou seja, tornou-se um agregador de valores à loja.

Com o Broker, a indústria transforma o custo fixo de sua equipe de vendas em variável, pois os “agentes de vendas” recebem sobre os negócios efetivados. Além disso, cada um atua na sua área de competência, e com isso a indústria pode dedicar-se mais ao seu core business, deixando a área de vendas nas mãos de um especialista.

O que significa "Foreclosure"?

Foreclosure é um processo judicial de tomada do imóvel pelo agente financeiro devido a quebra dos termos do contrato de financiamento.

O proprietário do imóvel não está efetuando os pagamentos devidos das prestações mensais do financiamento,e ou imposto, e ou condomínio.

Está em débito com os pagamentos devidos.

Desta forma, o banco, isto é, o agente financeiro, tem o direito de tomar o imóvel pelo não cumprimento do contrato de financiamento e vendê-lo em hasta pública.

Existe a possibilidade de vender este imóvel antes do foreclosure pelo banco por um processo de venda que denominamos Short-Sale.

O que quer dizer "Short-Sale"?

O short-sale é um processo que utilizamos para vender ou comprar o imóvel no qual o proprietário está em débito com os pagamentos do financiamento, impostos, condomínio etc.

Desta forma, existirá uma terceira parte na negociação de compra e venda que será o agente financeiro do vendedor. Ele poderá ou não aprovar a venda em acordo com a oferta apresentada.O agente financeiro, por estar absorvendo o prejuízo do não cumprimento dos pagamentos por parte do prestamista, irá analisar se a oferta lhe trará mais vantagens do que processo de foreclosure o imóvel.

A compra e venda através de short-sale é um processo um pouco mais demorado, que pode ser um bom negócio se o comprador estiver disposto a esperar e estar preparado para cubrir uma suposta contra-oferta por parte do agente financeiro.